A Vaginoplastia permite tornar a vagina mais firme ou corrigir determinadas situações nas paredes vaginais, como o cistocelo (saliência da bexiga no interior da vagina) ou o retocelo (saliência do reto no interior da vagina).
As mulheres que procuram esta cirurgia já tiveram, tendencialmente, partos por via vaginal, e apontam como queixas a perda de sensibilidade durante a relação sexual e o sentir ar na vagina.
Através da consulta de avaliação com o Dr. Seixas-Martins, em que terá oportunidade de expor as suas queixas e expetativas, ficará saber se esta intervenção é adequada para o seu caso.
Vaginoplastia: Como é a cirurgia?
A cirurgia é realizada através de uma incisão no períneo (a área entre a abertura da vagina e ânus), a partir da qual o cirurgião pode remover o excesso de pele e tecido, apertar toda a extensão do canal vaginal e reduzir o tamanho da abertura vaginal. Tem uma duração entre 1 a 2 horas.
Este procedimento é muitas vezes combinado com redução de lábios vaginais, algo que terá sempre de ser analisado pelo Dr. Seixas-Martins.
Vaginoplastia: Como é a recuperação?
No pós-operatório, o Dr. Seixas-Martins irá explicar-lhe todos os cuidados a ter e por quanto tempo. É possível que sinta desconforto e dor nos primeiros dias, algo que será atenuado pelos medicamentos prescritos pela equipa médica para esse efeito.
Deverá evitar esforços nos dias seguintes à cirurgia e ter especial cuidado com a higiene na zona intervencionada. Deverá poder retornar ao trabalho duas semanas depois e poderá retomar a atividade sexual após cerca de seis semanas.
Vaginoplastia: antes e depois?
Com a Vaginoplastia deixará de verificar o desconforto que a levou a procurar esta cirurgia. Sentirá a vagina mais firme e recuperará a sensibilidade durante as relações sexuais. Sentir-se-á, por isso, muito mais confiante e com a autoestima reforçada.
Qual o custo?
O custo da cirurgia depende de cada caso, que é devidamente avaliado pelo Dr. Seixas-Martins e pela sua equipa, mas o valor de referência para esta intervenção é de 1750 euros.