Lipoaspiração Abdominal

Certas áreas do corpo, como o abdómen, podem acumular gordura que é difícil de perder, apesar de uma dieta saudável e exercício físico. A Lipoaspiração ou Lipoplastia pode dar a esta área um novo contorno removendo a gordura resistente ao exercício.

3.5 horas
Desde 2000€
Preço de referência da cirurgia de Lipoaspiração Abdominal
Local ( sem sedação)
Regresso ao trabalho: 2 a 3 dias. Dentro de 2 a 4 semanas deve ser capaz de retomar todas as suas actividades. A maioria das equimoses e inchaço deve ter desaparecido dentro de 3 semanas.
Efeitos Secundários:

Drenagem temporária de liquido pelas incisões. Nódoas negras, inchaço, dormência e ardor temporários.

Riscos:

Enrugamento da pele. Alterações da pigmentação. Retenção de liquido.

Duração dos resultados:

Permanente, com dieta saudável e exercício físico.

Internamento:

Não necessita

Tem dúvidas em relação aos tratamentos? Quer esclarecer algum aspecto sobre os procedimentos envolvidos?

Não hesite em contactar a nossa equipa para esclarecer qualquer questão.

Contacte-nos

A perda e o aumento sucessivos de peso, a gravidez e o avançar da idade são fatores que podem naturalmente levar à acumulação de gordura indesejável na zona abdominal.

A nossa autoimagem é essencial para nos sentirmos bem na nossa própria pele. Para muitas pessoas, ultrapassa as fronteiras da autoestima e é mesmo, devido ou não à pressão da sociedade, um pilar determinante da sua saúde mental. 

Quando o exercício físico e a dieta alimentar não conseguem ajudar a pôr termo à gordura localizada na zona do abdómen, a Cirurgia Plástica pode afirmar-se como a solução, através de um procedimento conhecido como Lipoaspiração Abdominal.

 

Lipoaspiração Abdominal: o que é?

A Lipoaspiração Abdominal é uma técnica cirúrgica que reduz o volume abdominal provocado por adiposidades (gordura). Dá resposta à gordura localizada que teima em persistir apesar de uma dieta alimentar específica, exercício físico e massagem, mas não é um método eficaz nem recomendável para perda de peso – até porque, para fazer o procedimento, deverá estar com o seu peso corporal ideal. Como qualquer cirurgia, a Lipoaspiração Abdominal tem riscos associados. No entanto, é uma cirurgia segura se forem respeitados os cuidados e boas-práticas antes, durante e depois da operação, e se for realizada por um cirurgião devidamente credenciado.

O primeiro passo é a consulta inicial. Nesta consulta, o Dr. Seixas-Martins realiza um exame com o objetivo de verificar a viabilidade da Lipoaspiração Abdominal no seu caso: avalia o seu peso, a sua tonicidade cutânea e muscular e o padrão de distribuição da gordura. Depois, o Dr. Seixas-Martins avaliará a área selecionada para Lipoaspiração Abdominal e simulará o efeito da intervenção em frente ao espelho, em conjunto consigo e tendo em conta as suas expetativas.

Para garantir o sucesso da lipoaspiração abdominal, deverá expor ao Dr. Seixas-Martins os resultados que pretende alcançar com a Lipoaspiração Abdominal. O Dr. Seixas-Martins explicar-lhe-á as opções possíveis, a técnica em detalhe, as limitações e possíveis riscos. Indicará também a anestesia que será usada, o tipo de bloco operatório em que será feita a cirurgia e os custos envolvidos.

Esta é a consulta para esclarecer todas as questões que tenha sobre a cirurgia, pedir para ver fotografias de pacientes recentes e o antes e depois da Lipoaspiração Abdominal. Informar-se o máximo possível sobre as suas opções, riscos e benefícios é a chave para uma decisão adequada.

 

Lipoaspiração Abdominal: Qualquer pessoa pode fazer?

A resposta a esta pergunta não é peremptória. Na verdade, está dependente da sua avaliação cirúrgica pelo Dr. Seixas-Martins: deverá ter gordura circunscrita, bem delimitada, um peso próximo do ideal para a altura, pele com elasticidade conservada, massa muscular com boa tonicidade e ser saudável. A si, cabe-lhe ainda garantir que compreende de forma clara os riscos e limites da Lipoaspiração Abdominal.

 

Lipoaspiração Abdominal: como é feita?

O procedimento demora, em média, 3,5 horas e é realizado sob anestesia local “pura”, sem qualquer sedação e não é necessário internamento. Se não tem problemas de saúde, a Lipoaspiração Abdominal será realizada pelo Dr. Seixas-Martins na Clínica Atlanta. No dia da Lipoaspiração Abdominal, assinará o formulário de consentimento cirúrgico, serão tiradas fotografias pré operatórias e as áreas no seu corpo que vão ser tratadas são marcadas.

Durante a cirurgia existirá um monitor cardíaco, da pressão arterial e de oxigénio no sangue, com o objetivo de garantir a máxima segurança. Para começar, a pele e a gordura são anestesiadas. Após infiltração da área a ser aspirada, uma cânula muito fina com um orifício na extremidade é introduzida através de pequenas incisões e manipulada de tal maneira debaixo da pele que a gordura não desejada é quebrada e “aspirada” através de um tubo ligado a uma máquina de vácuo. Depois da Lipoaspiração Abdominal, deverá vestir uma cinta própria e pode de seguida ir para casa.

Recomendamos o acompanhamento por um adulto responsável no final da Lipoaspiração Abdominal. Devido aos efeitos da anestesia, não é aconselhável que conduza até casa, mesmo que se sinta bem.

 

Lipoaspiração Abdominal: como é a recuperação?

Realizada a Lipoaspiração Abdominal, o Dr. Seixas-Martins agendará consultas de seguimento para observar a evolução e verificar se são necessários procedimentos adicionais. Todos os cuidados a ter durante a recuperação serão explicados pelo médico.

No pós-operatório da Lipoaspiração Abdominal poderá verificar-se a formação de nódoas negras e inchaço, que normalmente desaparecem em cerca de duas semanas. Poderá também sentir dormência e ardor temporários. A zona abdominal pode ficar endurecida e dorida durante uns dias e será necessária drenagem temporária de líquido pelas incisões.

Para acelerar o processo de cicatrização depois da Lipoaspiração Abdominal  aconselha-se a recomeçar a atividade ligeira logo que possível. No dia seguinte à intervenção deve sentir-se suficientemente bem para conduzir e iniciar atividades físicas ligeiras a moderadas. Poderá retomar o exercício físico duas a quatro semanas após a cirurgia.

A cinta colocada no final da Lipoaspiração Abdominal deve ser usada 24 horas por dia, durante 10 dias. Interromper o uso da cinta demasiado rápido pode resultar em drenagem prolongada e afetar de forma adversa o novo contorno corporal.

 

Lipoaspiração Abdominal: antes e depois?

Realizada a Lipoaspiração Abdominal, os resultados começarão a ser visíveis ao fim de duas a três semanas, com uma melhoria progressiva à medida que o tempo vai passando. A obtenção dos resultados esperados está dependente da quantidade de gordura retirada: quanto mais gordura tiver sido removida, mais tempo será necessário para obter o abdómen que idealiza. A Lipoaspiração Abdominal é uma técnica altamente eficaz para conferir um novo contorno corporal, praticamente sem cicatrizes, e os resultados podem ser permanentes, desde que seja feita uma alimentação saudável, complementada com exercício físico regular.

 

Lipoaspiração Abdominal ou Abdominoplastia?

A Abdominoplastia difere da Lipoaspiração Abdominal porque, ao contrário desta, que requer que o paciente tenha a tonicidade conservada, é realizada quando a musculatura ou a pele do abdómen estão flácidas. Tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura do abdómen, modelar a estrutura muscular e o contorno abdominal e pode ainda reposicionar o umbigo. As duas técnicas podem ser realizadas em simultâneo, no caso de apenas uma não dar resposta à transformação que pretende. Cabe ao Dr. Seixas-Martins definir qual das cirurgias será a indicada no seu caso.

 

Lipoaspiração Abdominal: qual o custo?

O valor de referência para a Lipoaspiração Abdominal é de 2000 euros, mas cada caso é um caso, que será devidamente avaliado pelo Dr. Seixas-Martins na consulta inicial. Nesse momento será prestada toda a informação relativa aos valores efetivos da cirurgia.

Ligar (*)
Marcar consulta