Aspectos psicológicos da cirurgia plástica

A cirurgia plástica, seja reconstrutiva ou estética, tem sempre associada uma componente psicológica, além da física.

Neste artigo, desconstruímos alguns mitos e indicamos algumas dicas para facilitar o antes e depois de uma cirurgia plástica.

 

Tomar a decisão

Avançar para uma cirurgia plástica deve ser sempre uma opção bem refletida. Se não vê a imagem que tem de si refletida no espelho, a cirurgia plástica pode ser a resposta. Muito mais do que estética, esta é uma questão de saúde mental: a insatisfação com a sua própria imagem causa inseguranças, o que coloca em causa a autoconfiança. Por conseguinte, a sua autoestima e bem-estar saem prejudicados, debilitando uma boa saúde mental.

 

Lidar com as críticas

É possível que, tanto antes como depois, seja alvo de comentários e críticas indesejados por parte de familiares e amigos. Se fez uma cirurgia puramente estética, pode ouvir críticas por vaidade. Se mudou um traço familiar, prepare-se para alguns olhares desaprovadores. Mesmo alguns amigos chegados – ainda que de forma não necessariamente consciente – podem sentir-se ameaçados pelo seu melhor aspeto. O que responder perante todos estes cenários? “Foi uma decisão muito pensada, que fiz por mim e pela minha autoestima e estou muito contente com os resultados”.

Esta é a única métrica que realmente importa: a sua verdadeira satisfação com os resultados.

 

Lidar com a depressão pós-operatória

Após a cirurgia, a maioria dos pacientes sente-se mais em baixo. No entanto, alguns podem mesmo sofrer de depressão pós-operatória, causada pelo stress, exaustão ou alterações metabólicas associadas ao procedimento, ou pela frustração de esperar para ver os resultados.

Conhecer o que o espera no período pós-operatório pode ajudá-lo a suportar melhor os dias após a cirurgia. Em geral, este estado passa poucos dias depois, e manter uma vida ativa na medida do possível pode ajudar.

 

Adaptação à mudança

Depois da cirurgia, é possível que tenha de passar algum tempo até se sentir emocionalmente recuperado e adaptar-se completamente à mudança no seu corpo. Isto é particularmente verdade se o procedimento que realizou alterou muito a sua imagem corporal.

 

Melhore a sua auto-imagem com a Cirurgia Plástica

Cada um de nós tem uma “autoimagem”, uma percepção de como acreditamos parecer aos outros.

Pessoas que estão felizes com a sua autoimagem são tendencialmente mais autoconfiantes, mais eficientes no trabalho e em situações sociais, e sentem-se confortáveis nas suas relações.

A cirurgia plástica – seja estética ou reconstrutiva – encoraja e promove uma autoimagem forte e positiva. Mesmo uma pequena alteração no exterior pode criar uma alteração extraordinária no interior.

 

Há algum pormenor que deseje mudar em si? Contacte-nos.

Dúvidas?

Tem dúvidas em relação aos tratamentos? Quer esclarecer algum aspecto sobre os procedimentos envolvidos?

Não hesite em contactar a nossa equipa para esclarecer qualquer questão.

Contacte-nos
Ligar (*)
Marcar consulta