Aspectos psicológicos da cirurgia plástica

Lidar com as críticas

Os resultados da sua cirurgia podem despertar alguns comentários de amigos ou familiares e geralmente, não são todos positivos.
Se fez uma cirurgia puramente estética, pode ser criticado por ser vaidoso.
Se mudou um traço familiar, prepare-se para alguns olhares desaprovadores.
Mesmo alguns amigos chegados podem sentir-se ameaçados pelo seu melhor aspecto. Alguns pacientes respondem à crítica da seguinte forma: “Isto foi algo que fiz por mim e estou muito contente com os resultados”.
Lembre-se que se está contente com o que os resultados da cirurgia plástica, o fizeram parecer e sentir, então o procedimento foi um sucesso!

Lidar com a depressão pós-operatória

Após a cirurgia, a maior parte dos pacientes experimenta sentimentos de tristeza. No entanto, para alguns, a depressão pós-operatória pode ser mais grave.
Esta depressão que usualmente dura poucos dias, pode ser causada pelo stress, exaustão, alterações metabólicas, ou a frustração de esperar os resultados.
A depressão pode ser especialmente maior em pacientes, que realizaram procedimentos por etapas, que tiveram que lidar com um intervalo de tempo com uma “imagem inacabada” até que a etapa final seja terminada.
Conhecer o que o espera no período pós-operatório pode ajudá-lo a suportar melhor os dias após a cirurgia.
É bom saber que a depressão em geral passa, naturalmente, dentro de uma semana. Passeios e actividade social ligeira podem ajudar a passar, mais rapidamente, esta 1ª semana.

 

                   

Adaptação à mudança

Pode levar algum tempo antes que esteja emocionalmente recuperado da cirurgia e se tenha completamente adaptado à mudança. Isto é particularmente verdade se o procedimento que realizou alterou muito a sua imagem corporal. Se planeia por exemplo uma cirurgia às pálpebras, provavelmente adaptar-se-á facilmente ao seu novo look. A sua imagem será familiar, com um aspecto mais jovem.
No entanto, se planeia uma cirurgia emocional, cirurgia nasal, ou outro procedimento que envolva uma grande alteração no seu corpo, o período de adaptação pós-operatório pode levar mais tempo. Até se habituar à sua nova imagem corporal (como por exemplo: lipoaspiração, aumento mamário), o seu reflexo no espelho  pode parecer-lhe pouco familiar.

Melhore a sua auto-imagem com a Cirurgia Plástica

Cada um de nós tem uma “auto-imagem”, a percepção de como acreditamos parecer aos outros.
Pessoas que estão felizes com a sua auto-imagem têm maior probabilidade de serem auto-confiantes, eficientes no trabalho e em situações sociais, e confortáveis nas suas relações.
A cirurgia plástica – seja estética ou reconstrutiva – encoraja e promove uma auto-imagem forte e positiva.
Mesmo uma pequena alteração no exterior pode criar uma alteração extraordinária no interior, conduzindo ao desenvolvimento da autoconfiança individual.
As alterações resultantes da cirurgia plástica são muitas vezes grandes e permanentes, é importante que tenha uma ideia clara do que a cirurgia o/a pode fazer sentir, algum tempo antes da cirurgia ser marcada.

Dúvidas?

Tem dúvidas em relação aos tratamentos? Quer esclarecer algum aspecto sobre os procedimentos envolvidos?

Não hesite em contactar a nossa equipa para esclarecer qualquer questão.

Contacte-nos
Ligar
Marcar consulta