Otoplastia – cirurgia estética da orelha

As orelhas descoladas ou de abano juntamente com outros defeitos de forma ou de excesso de tamanho quase sempre originam problemas psicológicos que dificultam a relação social.
Nas crianças isso é especialmente importante. Os colegas na escola podem ser bastante cruéis na avaliação, originando problemas de integração no grupo e de adaptação psicológica com possível repercussão no futuro.
Não há necessidade de permitir a humilhação da criança. Tanto mais que a intervenção cirúrgica, tanto em crianças como em adultos, é relativamente simples e com excelentes resultados.
Além da correcção da orelha de abano na cirurgia estética da orelha pode corrigir-se a forma e o tamanho do lóbulo ou a má posição doo orifícios dos brincos.

Trata-se de um defeito genético bastante frequente.
A sua causa pode estar localizada em dois pontos concretos da orelha: o antehélix e/ou a concha. O antehélix localiza-se na parte superior central da orelha e quando não tem curvatura a orelha fica “descolada” da cabeça. A concha é a zona concava que se encontra em contacto com o crânio, se apresenta um ângulo demasiado aberto ou é grande em dimensão a orelha também fica “descolada” da cabeça.
Trata-se de uma cirurgia com poucos riscos ou complicações
Existem diferentes técnicas. Mas o principio é o de colocar a orelha mais próximo da cabeça , mas não colada. Isso sem provocar fracturas ou ângulos agudos na cartilagem. A cirurgia é efectuada sob anestesia geral nas crianças e anestesia local nos adultos. A cirurgia demora cerca de 2 horas.

 

Não necessita de internamento. O paciente sai com uma ligadura na cabeça que mantém por 36 horas.
Vem para retirar a sutura ao fim de 10 dias.
Por precaução contra os movimentos bruscos e involuntários durante o sono durante o primeiro mês à noite deve utilizar uma banda de compressão ligeira que proteja as orelhas.
A sensibilidade fica alterada por alguns meses.
Os resultados podem ser excelentes tanto física como psicologicamente.
Marque hoje a sua consulta na Clínica Atlanta de modo a tirar todas as duvidas com o Dr. Seixas Martins

Dúvidas?

Tem dúvidas em relação aos tratamentos? Quer esclarecer algum aspecto sobre os procedimentos envolvidos?

Não hesite em contactar a nossa equipa para esclarecer qualquer questão.

Contacte-nos
Ligar
Marcar consulta