É homem? A sua mama é maior do que desejaria e isso incomoda-o? Se respondeu afirmativamente a estas duas perguntas, saiba que poderá sofrer de Ginecomastia – aumento do tecido mamário nos homens, que provoca um volume excessivo nessa zona do corpo.
A boa notícia é que este problema pode ser eliminado cirurgicamente pela equipa altamente especializada da Clínica Atlanta, liderada pelo Dr. Seixas-Martins. Nas próximas linhas, explicamos-lhe tudo o que tem de saber sobre a Ginecomastia e quais os procedimentos indicados para a Redução da Mama Masculina.
O que é a Ginecomastia?
A Ginecomastia é, como já referido, o aumento do tecido mamário masculino, que se reflete num volume excessivo na mama dos homens. Este aumento do volume mamário pode caracterizar-se por um aumento da glândula mamária ou por um aumento da gordura da mama, que resulta de um eventual aumento de peso.
A Ginecomastia pode verificar-se em qualquer idade, da infância à idade adulta, e pode prejudicar seriamente a autoestima e a autoconfiança dos homens.
A cirurgia de Redução da Mama Masculina permite eliminar a Ginecomastia.
Quais são as causas da Ginecomastia?
A larga maioria dos casos de Ginecomastia não têm uma causa definida. Já os casos cujas causas são conhecidas, podem dever-se a fatores patológicos (provocados por tumores, por exemplo), a fatores farmacológicos (provocados por medicamentos ou pelo consumo de marijuana ou esteróides) ou fisiológicos (provocados por desequilíbrios hormonais).
A que tipo de casos dá resposta a cirurgia de Redução da Mama Masculina?
A cirurgia de Redução da Mama Masculina é, na maioria dos casos, realizada em quadros clínicos de Ginecomastia, mas também:
- Em casos de descaimento da mama (ptose mamária) e excesso de pele
- Em casos em que se verificam aréolas aumentadas.
Para realizarem a intervenção, os pacientes deverão idealmente ser saudáveis, não devem fumar e devem ter um peso estável – se tiverem excesso de peso ou obesidade, serão aconselhados a perder peso antes da cirurgia.
Redução da Mama Masculina: o pré-operatório
Em consulta, o Dr. Seixas-Martins fará o diagnóstico e confirmará se o seu caso é, de facto, uma Ginecomastia. Depois, fará a avaliação necessária para determinar se a Redução da Mama é a intervenção indicada. Irá também ouvir as suas expetativas e informá-lo sobre os resultados possíveis.
Confirmando-se que a Redução da Mama Masculina é realmente a intervenção indicada no seu caso, o Dr. Seixas-Martins irá indicar-lhe os cuidados a ter no pré-operatório. Este é também o momento em que deve aproveitar para esclarecer dúvidas sobre a cirurgia e os resultados.
A preparação para a cirurgia de Redução da Mama Masculina envolve a realização de alguns exames prescritos pelo cirurgião, como uma ecografia mamária.
Redução da Mama Masculina: a cirurgia
Consoante o caso em questão, a cirurgia de Redução da Mama Masculina será feita com recurso a uma de duas técnicas:
- Se se verificar um aumento da glândula mamária, a Redução da Mama Masculina é feita com uma incisão na aréola da mama para remover o excesso de tecido mamário e remodelar a mama.
- Se se verificar um aumento da gordura da mama, recorre-se a uma Lipoaspiração para remoção do tecido adiposo (gordura) e consequente diminuição do tamanho da mama masculina. Nesta intervenção, para retirar o tecido adiposo é feita uma incisão praticamente invisível na mama.
Consoante a intervenção cirúrgica a realizar, o cirurgião define o tipo de anestesia e sedação a aplicar.
Redução da Mama Masculina: o pós-operatório
Dependendo da cirurgia realizada no seu caso, deverá ter cuidados específicos no pós-operatório, que serão indicados pelo Dr. Seixas-Martins.
Contudo, estes são os cuidados genéricos que deve ter:
- Vestir roupa larga ao ter alta médica
- Usar colete elástico durante o período definido pelo cirurgião
- Garantir o acompanhamento de alguém para não ir sozinho para casa
- Assegurar que está acompanhado em casa nas primeiras 48 horas
- Não fazer esforços na primeira semana
- Tomar devidamente a medicação prescrita pelo cirurgião
Em média, ao fim de três semanas os pacientes estão totalmente recuperados.
Que complicações podem ocorrer na cirurgia de Redução da Mama Masculina?
Na Clínica Atlanta, a Redução da Mama Masculina é realizada por uma equipa com décadas de experiência e que já tratou milhares de pacientes, sendo uma cirurgia segura. Contudo, como qualquer intervenção cirúrgica, pode provocar algumas complicações, sobre as quais o Dr. Seixas-Martins também irá informá-lo.
Para que saiba desde já o que pode esperar, listamos aqui algumas das complicações que ocorrem mais frequentemente depois desta intervenção cirúrgica:
- Hematoma
- Problemas no processo de cicatrização
- Sensibilidade na pele alterada
- Assimetria
- Infeção
As perguntas mais frequentes sobre a Redução da Mama Masculina
1 – Qual o valor da cirurgia de Redução da Mama Masculina?
O valor de referência é 2500 euros, mas está dependente das especificações e características de cada caso. A realização de uma consulta de avaliação é essencial para que se possa analisar o quadro clínico de cada paciente e indicar o custo exato da intervenção.
2 – Qual a duração da cirurgia de Redução da Mama Masculina?
A duração da cirurgia de Redução da Mama Masculina está dependente da técnica utilizada em cada caso.
3 – Os resultados da cirurgia de Redução da Mama Masculina são imediatos?
Sim, os resultados da cirurgia de Redução da Mama Masculina são imediatamente visíveis após a intervenção, mas só depois de passar o inchaço associado ao procedimento será possível ter a percepção real dos resultados.