De forma temporária: inchaço, dormência, alteração na sensibilidade do mamilo, equimose. Mama sensível durante algumas semanas.
Riscos:
Uma prótese mamária pode ter de ser removida e/ou substituída para o tratamento de complicações como deflação, rotura do implante, formação de contratura capsular, sangramento e/ou infeção. Outros riscos são o aumento ou a diminuição na sensibilidade dos mamilos ou na pele da mama, que ocasionalmente pode ser permanente.
Duração dos resultados:
Permanentes e muito gratificantes.
Internamento:
Ambulatório
Tem dúvidas em relação aos tratamentos?
Quer esclarecer algum aspecto sobre os
procedimentos envolvidos?
Não hesite em contactar a nossa equipa para esclarecer qualquer questão.
O ideal de beleza da mulher privilegia há muito seios grandes e preenchidos. Talvez isso ajude a explicar o facto de a Mamoplastia de Aumento ser uma das cirurgias estéticas mais realizadas em todo o mundo.
Contudo, independentemente dos padrões impostos pela sociedade, a verdade é que a Mamoplastia de Aumento resulta, sem dúvida, num aumento significativo da autoestima e da autoconfiança das mulheres que procuram esta intervenção.
Na Clínica Atlanta já ajudámos milhares de pacientes a concretizarem a imagem que têm de si através desta cirurgia, com resultados naturais. Se está a pensar em realizar uma Mamoplastia de Aumento, nesta página reunimos tudo o que precisa de saber antes de ir à consulta de avaliação com o Dr. Seixas-Martins e a sua equipa especializada.
O que é a Mamoplastia de Aumento?
A Mamoplastia de Aumento é uma cirurgia que visa aumentar o tamanho e melhorar a forma e o contorno da mama.
Para quem é indicada a Mamoplastia de Aumento?
A Mamoplastia de Aumento é indicada para qualquer mulher que deseje aumentar o tamanho dos seus seios. Contudo, há também outros motivos que frequentemente levam as mulheres a procurar esta cirurgia:
Perda de volume inerente à diminuição de peso, ao pós-parto ou ao envelhecimento
Desejo de equilibrar a diferença de tamanho entre os dois seios
Reconstrução após cirurgia mamária
Substituição de um implante preexistente.
Em alguns casos, para remover o excesso de pele e elevar a mama é necessário aliar a Mamoplastia de Aumento a uma Mastopexia.
Na Clínica Atlanta, antes de qualquer cirurgia, é realizada uma minuciosa avaliação do caso – e na Mamoplastia de Aumento, isso não é exceção. Assim, em consulta de avaliação, o Dr. Seixas-Martins avalia o seu quadro clínico e verifica se este é o procedimento adequado para o seu caso e, se sim, quais os cuidados pré operatórios que deve ter e o que pode esperar depois da cirurgia.
É também necessário determinar o tipo, forma e tamanho dos implantes. Cada mulher é única e, como tal, existem diferentes implantes: enquanto os redondos concedem um resultado com maior projeção, os anatómicos dotam a mama de um formato mais natural (em gota), permitindo obter resultados mais naturais e esteticamente mais agradáveis.
O implante mamário usado na Mamoplastia de Aumento é um invólucro em silicone, que pode conter silicone em gel ou soro fisiológico. Cada opção tem vantagens e desvantagens:
Mamoplastia de Aumento com implantes de soro fisiológico
Vantagens
inócuo para o organismo – no caso (remoto) de rutura
permite também uma leitura mais fácil da mamografia
Desvantagens
esvaziamento súbito
claramente distinguível – visual e tatilmente – da mama natural
o som e arrefecimento dos seios
Mamoplastia de Aumento com implantes de silicone
Vantagens
vários graus de consistência
conferem maior conforto
compostos por gel altamente coesivo que mantém uma forma estável
risco de micro roturas reduzido
têm melhores garantias estéticas
maior longevidade
Desvantagens
dificultam a leitura da mamografia – sem, contudo, a impedir
Determinados então os implantes a colocar, o Dr. Joaquim Seixas-Martins indicará o local da incisão e de localização da bolsa para que não tenha dúvidas e possa saber exatamente o que esperar. A incisão da Mamoplastia de Aumento pode ser feita à volta da aréola, no sulco inframamário ou na axila.
A Mamoplastia de Aumento com incisão no sulco inframamário tem várias vantagens e é, neste momento, a mais realizada pelo Dr. Joaquim Seixas-Martins. A colocação dos implantes parcialmente atrás do músculo pode reduzir o potencial de contratura capsular e confere um resultado mais natural à Mamoplastia de Aumento. Nesta posição, o implante interfere menos com a mamografia do que se for colocado diretamente atrás do tecido mamário.
A Mamoplastia de Aumento pode ser realizada sob anestesia local ou geral, esta última implicando o internamento da paciente por algumas horas. Alternativamente, a Mamoplastia de Aumento pode ser realizada com anestesia local combinada com um sedativo.
Através da incisão, o cirurgião cria uma bolsa diretamente atrás do tecido mamário ou por baixo do músculo peitoral. Os implantes são depois centrados debaixo dos mamilos.
A incisão deve permitir uma Mamoplastia de Aumento rigorosa, pouco traumática, sem sangramento e assegurar o resultado desejado. A recuperação da Mamoplastia de Aumento é assim mais fácil e menos dolorosa. A larga maioria das pacientes têm alta algumas horas após a cirurgia.
A Mamoplastia de Aumento demora cerca de uma hora. São usados pontos para fechar a incisão e é colocado um penso ligeiro.
Relativamente às cicatrizes, estão naturalmente dependentes do local da incisão:
No sulco inframamário
A incisão da Mamoplastia de Aumento – cerca de quatro centímetros – é feita por baixo do seio. Assim, a cicatriz fica por baixo da mama. Esta incisão tem várias vantagens sobre as outras.
Na aréola
A cicatriz da Mamoplastia de Aumento fica na parte de baixo da aréola e pode ficar imperceptível, dependendo da pessoa.
Na axila
Este tipo de cicatriz decorre de quando a incisão é feita na axila, em casos em que não há grande distância entre a aréola e a axila. A mama não fica com nenhuma cicatriz da Mamoplastia de Aumento.
O Dr. Seixas-Martins irá informá-la de todos os cuidados a ter nesta altura. No entanto, reunimos aqui os principais.
O pós operatório da Mamoplastia de Aumento é um período de natural adaptação e é expectável que sinta algum desconforto, que pode ser controlado pela medicação prescrita. Na alta hospitalar, deverá usar um soutien sem armação, que deve continuar a usar por cerca de quatro semanas.
Poderá ter uma sensação de ardor nos mamilos, que geralmente desaparece em duas semanas. As equimoses também são expectáveis.
Os pontos da Mamoplastia de Aumento são retirados entre uma semana a 10 dias depois da cirurgia, mas o inchaço pode levar três a cinco semanas a desaparecer.
As cicatrizes ficam rosadas e firmes por cerca de seis a oito semanas. Após alguns meses, as cicatrizes começam a desvanecer, embora nunca desapareçam na totalidade.
É muito importante seguir uma dieta equilibrada e saudável para evitar grandes variações de peso em curtos intervalos de tempo após a Mamoplastia de Aumento.
Depois da Mamoplastia de Aumento deve realizar exames regulares com o seu cirurgião plástico, bem como mamografias de rotina – em especial depois dos 45 anos. Desta forma, é possível assegurar que qualquer complicação decorrente da cirurgia, a ocorrer, será precocemente detetada e tratada.
Que complicações podem ocorrer depois da Mamoplastia de Aumento?
A Mamoplastia de Aumento é um procedimento relativamente seguro, mas, como qualquer cirurgia, acarreta alguns riscos.
Para além de potenciais complicações comuns a todas as cirurgias (hematomas, infeções, etc.), a colocação de implantes mamários está sujeita a complicações específicas sobre as quais o Dr. Seixas-Martins irá informá-la.
Sensibilidade do Mamilo
A alteração da sensibilidade do mamilo após a Mamoplastia de Aumento é uma sensação geralmente transitória e que melhora com o tempo.
Contratura capsular
Este é o problema mais comum em Mamoplastia de Aumento. Ocorre se a cicatriz ou cápsula à volta do implante contrair. Esta compressão pode resultar na sensação de dureza na mama e pode ser tratada de várias maneiras. Por vezes, requer a remoção do tecido cicatricial e a remoção ou substituição do implante em nova Mamoplastia de Aumento.
Rutura
Existe sempre o risco potencial de rutura. As causas mais frequentes são a compressão exagerada e os traumatismos.
Se um implante de soro fisiológico romper, o implante desinsufla em poucas horas. Em caso de rutura confirmada, os implantes devem ser removidos em nova Mamoplastia de Aumento.
Deslocamento do implante
Apesar de corretamente colocado durante a Mamoplastia de Aumento, pode ocorrer um deslocamento do implante no pós operatório, causando assimetrias. Os motivos mais comuns são a incorreta mobilização manual ou o trauma local da mama no pós-operatório.
Em caso de gravidez, o resultado da Mamoplastia é prejudicado? Interfere com a amamentação?
Não há evidência de que os implantes mamários possam afetar a sua fertilidade ou a gravidez. As próteses são sempre colocadas sob a glândula mamária e por isso não interferem com a amamentação.
Geralmente não existe o problema da gravidez interferir no resultado. Porém, a gravidez pode aumentar a mama de uma forma imprevisível e afetar, a longo prazo, os resultados da Mamoplastia.
O silicone causa cancro de mama?
Nos estudos realizados não se verificou maior risco de contrair cancro ou doenças autoimunes em mulheres que tenham realizado uma Mamoplastia.
Não há evidência de que os implantes da Mamoplastia possam causar cancro, ou possam atrasar significativamente a capacidade de detetar o cancro de mama em estágios precoces.
Contudo, dificultam a visualização do tecido mamário através da mamografia. Para contornar este problema é recomendado o autoexame e ter acompanhamento médico regular, complementado com incidências especiais na mamografia ou ecografia.
O silicone tem inúmeras aplicações, sendo tão amplamente usado para fins médicos por se considerar inerte e biocompatível com o corpo. Não há evidência de que a colocação de implantes em silicone seja compatível com o desenvolvimento de doenças do tecido conjuntivo.
Quanto tempo duram os resultados da Mamoplastia?
Os resultados da Mamoplastia são de longa duração. No entanto, existem fatores que podem influenciar o tamanho e forma das mamas – envelhecimento, aumento (ou perda) de peso, entre outros. As alterações podem ser, contudo, corrigidas posteriormente através de uma nova Mamoplastia ou, se o objetivo for elevar as mamas, através de uma Mastopexia, para restabelecer o seu contorno mais jovem.